
Pensar com a máquina: por que a IA desafia o professor a ser ainda mais humano

Pensamento computacional: o divisor de futuros

Pensar com a máquina: por que a IA desafia o professor a ser ainda mais humano
A inteligência artificial chegou primeiro aos estudantes, mas ainda encontra resistência entre educadores. Transformá-la em aliada depende menos de domínio técnico e mais de intencionalidade, escuta e coragem para errar.

Pensamento computacional: o divisor de futuros
Ignorar o pensamento computacional é ensinar estudantes a decorar respostas, não a enfrentar problemas. A diferença se vê cedo − e custa caro.

Códigos da violência simbólica: o que a escola ainda não vê
Enquanto educadores discutem bullying e cyberbullying, os adolescentes já usam outro idioma: o da violência simbólica — sedutora, ágil e normalizada, que molda a cultura escolar quando não é reconhecida.

Vozes que o vento não cala
Culturas indígena e quilombola resistem nas escolas, desafiando o silêncio do tempo e os preconceitos ainda existentes.

Tempo de mudanças: o futuro do Saeb e do Ideb
As avaliações nacionais, como o Saeb e o Ideb, estão sob análise, enquanto especialistas debatem ajustes necessários para refletir melhor a realidade brasileira