
Pensamento computacional: o divisor de futuros
Ignorar o pensamento computacional é ensinar estudantes a decorar respostas, não a enfrentar problemas. A diferença se vê cedo − e custa caro.

Códigos da violência simbólica: o que a escola ainda não vê
Enquanto educadores discutem bullying e cyberbullying, os adolescentes já usam outro idioma: o da violência simbólica — sedutora, ágil e normalizada, que molda a cultura escolar quando não é reconhecida.

Pensamento computacional: o divisor de futuros
12 de maio de 2025
Ignorar o pensamento computacional é ensinar estudantes a decorar respostas, não a enfrentar problemas. A diferença se vê cedo − e custa caro.

Códigos da violência simbólica: o que a escola ainda não vê
29 de abril de 2025
Enquanto educadores discutem bullying e cyberbullying, os adolescentes já usam outro idioma: o da violência simbólica — sedutora, ágil e normalizada, que molda a cultura escolar quando não é reconhecida.

Vozes que o vento não cala
24 de março de 2025
Culturas indígena e quilombola resistem nas escolas, desafiando o silêncio do tempo e os preconceitos ainda existentes.

Tempo de mudanças: o futuro do Saeb e do Ideb
10 de março de 2025
As avaliações nacionais, como o Saeb e o Ideb, estão sob análise, enquanto especialistas debatem ajustes necessários para refletir melhor a realidade brasileira